terça-feira, 5 de abril de 2011

Enfrente a Si Mesmo.

Sempre digo que somos um resultado: Um resultado de todas as escolhas que fizemos no passado; logo, o futuro depende daquilo que fazemos hoje. O futuro não é uma entidade separada do presente, mas para muitos esse tipo de pensamento é algo longínquo e incompreensível. No entanto é preciso saber observar e aprender com os processos de mudança que aparecem ao longo de nossa contínua caminhada rumo ao desconhecido.

É curioso o quanto as pessoas não sabem apreciar tanto os bons momentos quanto as adversidades do cotidiano. Muitos usam do artifício da fuga para evitar o sofrimento, mas ele sempre persiste, como se fosse uma sombra. Existem fugas de diversos tipos: Veneração, bebiba, drogas e até o uso de outras pessoas; entretanto, como disse Krishnamurti, enquanto forem meros meios de fuga, "Deus" e a bebida estão no mesmo patamar. Agora, haverá a possibilidade de entender o problema se você não dá a devida atenção à ele? O entendimento é a única forma para a superação do problema, já que o problema e você não estão separados.

O sofrimento é importantíssimo para o processo de auto-descoberta. Quando ele vem à tona, uma espécie de "vazio" atua em nossa realidade; nas surpresas, observações e com a devida atenção aprendemos a preencher esse vazio, mas isso somente ocorre quando existe movimentação e exposição de nossa parte, pois sem isso nossa realidade não muda. Quando alguém nos abandona, independente da forma, é crucial a retomada de nossos próprios sentidos, pois sem eles nunca daremos a volta por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário