terça-feira, 30 de março de 2010

Arrisque; viva a vida!

Hoje vou lhes relatar grandes conquistas de minha vida. Procurei atentamente observar tudo àquilo que mais me trouxe satisfação e equilíbrio.

.

- Em meados de 2009 estava em uma das piores épocas da minha vida. Simplesmente tudo que queria fazer não conseguia. Era como se tivesse um obstáculo em minha frente. Não possuía motivação nenhuma. Meu ânimo era dos piores e minha estima estava completamente baixa. Foi aí que conheci uma pessoa muito importante pra mim: Sr. Dalton Cortucci. Passamos a conversar constantemente pela internet e disse a série de problemas que tinha. Surpreendi-me, confesso, pela reação dele em relação a mim. Já que simplesmente não houve julgamentos e conclusões de sua parte. Trata-se de um bom ouvinte. Meses depois ele iniciou uma turma de “Coaching em Grupo” realizado em São Paulo (capital). Como estava em Viçosa, jamais poderia sair de onde estava para participar do curso devido à distância (650 km).

Foi então que questionei: Ora, se estou em uma situação de infelicidade, porque não arriscar fazer esse curso e tentar reverter minha situação? Então simplesmente fui!

.

Chegando ao curso conheci pessoas maravilhosas e que se tornaram grandes amigas por causa da similaridade em que nos encontrávamos. E, além disso, observei meus pontos fracos e potencializei minhas forças para a realização de meus desejos. Foi algo magnífico em minha vida!

.

- Apesar de meu namoro ter acabado, o período em que eu e minha ex e eu estivemos juntos foi realmente muito bom! Mesmo fazendo muitas coisas que já tinha realizado anteriormente, a forma com que encarávamos as coisas, fazia que tudo fosse novo para nós. Vivi esse tempo (não me refiro a tempo cronológico) sem medo e me entreguei a ele. Não sabia o que tinha porvir, mas encarei o risco (rsrs). E deu certo!

.

- Hoje estando em outra universidade (UNIFAL), sempre quis ingressar em uma faculdade pública, já que não possuo condições financeiras pra pagar uma universidade particular. No começo ouvi comentários como: “Nossa, passar em uma federal é algo muito difícil, você tem certeza que vai tentar isso?”. Não dei ouvidos e consegui minha tão desejada vaga na UFV. Corri os riscos e segui em frente!

.

Observaram a similaridade nessas situações? Em todas fui rumo ao incerto. O pior é que muitas vezes temos medo dele e acabamos nos fechando em nosso muro onde o conhecido reina. É por isso que os relacionamentos não dão certo, e é por isso também que nossas mentes se tornam tão embotadas e vazias. Quando uma situação não acontece como a gente quer, muitas vezes nos livramos da responsabilidade da verdade e acabamos, como meio de fuga, colocando a culpa nas outras pessoas. Acabamos sufocados pelo medo: medo de ser feliz, medo de viver, medo de amar.

.

Para os poucos que lêem o que escrevo, relatei tudo isso para lhes despertar uma reflexão que aprendi no meu curso de Coaching: Olhem para trás e veja que tudo, tudo que considerou como uma vitória em suas vidas – a despeito do tamanho ou da importância – foi porque você arriscou!

.

Possuímos medo de um dos fatores mais importante de nossas vidas: A incerteza. Afinal de contas, se soubéssemos o resultado de tudo, que graça a vida teria?

Um comentário:

  1. NOSSA LUIS, O DALTON É ÓTIMO NÉ?
    AINDA FAREI UM CURSO COM ELE. TAMBÉM ME AJUDA MUITO AS VEZES PELA INTERNET.
    FICO MUITO FELIZ POR VC E MAIS FELIZ AINDA POR VC DIVIDIR ESSE APRENDIZADO CONOSCO.
    VC VAI LONGE MOÇINHO!!!!
    BEIJO

    ResponderExcluir